A prefeita de Ubirajara, Leila Alvim Bordim (MDB), foi afastada do cargo após decisão judicial proferida nesta terça-feira (16). A medida atende a uma denúncia apresentada pelo Ministério Público relacionada à nomeação do marido e ex-prefeito, Walmir Bordim, para o cargo de chefe de gabinete.
Segundo a decisão, a nomeação de parentes é permitida apenas para funções de natureza política, como secretarias, e não para cargos comissionados, caso do chefe de gabinete.
O Ministério Público havia alertado previamente sobre a irregularidade. Mesmo assim, a prefeita alterou a denominação do cargo na tentativa de manter o marido na administração municipal, sem modificar, contudo, as atribuições exercidas.
A decisão também considerou o fato de Walmir Bordim ter sido condenado por improbidade administrativa e estar com os direitos políticos suspensos por três anos, o que o impede de exercer cargos públicos, inclusive de natureza política.
Leila Bordim ficará afastada por 90 dias, com possibilidade de prorrogação por igual período. Durante o afastamento, o vice-prefeito assume o comando do Executivo municipal.
A nomeação de Walmir foi suspensa, e ele está proibido de acessar a Prefeitura ou manter contato com servidores, sob pena de multa diária de R$ 5 mil. Ambos têm prazo de 30 dias para apresentar recurso.