Pessoas em tratamento contra o câncer poderão, futuramente, obter isenção do IPTU em Bauru. A iniciativa é defendida pelo vereador Arnaldo Ribeiro (Avante) e pela Associação Bauruense de Combate ao Câncer (ABCC). A presidente da entidade, Cristina Berriel Aidar, e o professor da FOB/USP Paulo César Rodrigues Conti levaram ao parlamentar a proposta de criação de um projeto de lei (PL) que conceda o benefício — modelo já adotado em municípios como Araraquara (SP), Vitória (ES), São Luiz Gonzaga (RS) e Penha (SC).
Caso a medida avance, cerca de 1.500 pacientes oncológicos do município poderão ser contemplados. “Solicitei, há alguns meses, às secretarias de Fazenda e de Saúde o levantamento necessário (sobre o impacto da medida) e estou no aguardo. Com essas informações, iremos conversar com o Gabinete da Prefeita para criar o PL”, informa o vereador.
A sugestão partiu do professor Paulo Rodrigues, que atende pacientes com efeitos adversos da quimioterapia. Ele explica: “Trabalho na USP com um serviço para pacientes especiais, dos quais grande parte está em tratamento oncológico. Por conta disso, tive contato com vários pacientes que não têm condições financeiras de arcar com cuidados especiais que podem amenizar um pouco os efeitos colaterais (...). Por ser também um paciente oncológico, sei da importância desses cuidados e de quanto se gasta com eles”.