Vereador Cobra Atuação Mais Forte do Conselho Gestor da APA
Por Redação SBR
Publicado em 01/12/2025 16:40
Bauru e região
Reprodução: Câmara Municipal de Bauru

O vereador Júnior Rodrigues (PSD), que preside a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Bauru, irá acionar formalmente o Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual do Rio Batalha. O objetivo é cobrar uma atuação "mais presente e efetiva na recuperação e preservação das áreas de nascente do rio", manancial crucial para o abastecimento público do município.

 

Essa iniciativa é um desdobramento da primeira das três audiências públicas convocadas pelo parlamentar para debater a crise hídrica e os desafios da gestão de água em Bauru. O Conselho Gestor é a instância responsável pela administração da unidade de conservação, influenciando diretamente em propriedades que abrangem as nascentes do rio, das quais cerca de 90% das 81 áreas mapeadas estão localizadas fora do território bauruense.

 

Informações apresentadas pelo Fórum Pró-Batalha durante a audiência indicam que a presidência do Conselho Gestor da APA está sediada em Botucatu e, atualmente, "não mantém uma articulação efetiva com os municípios diretamente impactados pelo manancial", como Bauru, Agudos e Piratininga (em trechos antes da captação) e Avaí (após a área de reservação).

Comentários