Jardim Botânico de Bauru abre a exposição ‘Primatas Brasileiros’ nesta quarta-feira
Por Redação SBR
Publicado em 12/11/2025 07:00
Bauru e região

O Jardim Botânico Municipal de Bauru abre nesta quarta-feira (12) a exposição fotográfica ‘Primatas Brasileiros’, que reúne imagens feitas pelo fotógrafo Luiz Pires. As exposições fotográficas fazem parte de mais um projeto do Jardim Botânico de Bauru, o ‘Natureza em Foco’. A realização é da Prefeitura de Bauru, através da Secretaria do Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Semab) e do Jardim Botânico, com o apoio das Empresas Amigas da Natureza.

 

O Brasil é o país com a maior diversidade de primatas do planeta, abrigando cerca de 150 espécies. Nesta exposição, o fotógrafo Luiz Pires presenteia o público com uma seleção de belos registros realizados ao longo de diversas expedições pelo país. Em suas jornadas por diferentes ecossistemas brasileiros, ele busca retratar a riqueza e a diversidade da nossa fauna e aqui retrata a beleza e a singularidade de alguns dos primatas brasileiros.

 

A exposição ‘Primatas Brasileiros’ ficará até fevereiro de 2026 no Centro de Visitação do Jardim Botânico Municipal de Bauru, de terça-feira a domingo das 8h às 16h, com entrada gratuita. O Jardim Botânico fica na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225), Km 232, acesso pelo Zoológico Municipal.

 

SOBRE O FOTÓGRAFO

Luiz Pires é zootecnista e atuou como diretor do Parque Zoológico Municipal de Bauru por 36 anos, até a sua aposentadoria, em 2019. Desde então tem se dedicado a fotografar a beleza e exuberância de nossa biodiversidade, viajando em diversas expedições que organiza pelos diferentes ecossistemas brasileiros. 

 

PROJETO ‘NATUREZA EM FOCO’

O Projeto ‘Natureza em Foco’ é uma iniciativa do Jardim Botânico Municipal de Bauru que tem como objetivo valorizar a arte fotográfica e promover a reflexão sobre o meio ambiente. Por meio de exposições realizadas no Centro de Visitação, o projeto apresenta e divulga o trabalho de fotógrafos que exploram temas relacionados à natureza e à conservação ambiental.

 

As exposições ficam abertas ao público diariamente, das 8h às 16h, proporcionando aos visitantes uma experiência que une arte e natureza em um mesmo espaço.

 

Criado em 2016, junto à inauguração do Centro de Visitação, o projeto estreou com duas mostras simultâneas: ‘Rio Batalha: da nascente à foz’, do grupo Bru Image Point, e ‘De Olho no Cerrado’, do grupo Focopoint. Desde então, o Projeto ‘Natureza em Foco’ já apresentou 28 exposições fotográficas, consolidando-se como um importante espaço de divulgação cultural e ambiental em Bauru.

Comentários