A Prefeitura de Bauru, por meio da Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Semab) e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizou nesta terça-feira (11) uma grande operação de fiscalização voltada ao combate aos maus-tratos e à presença de animais soltos em vias públicas e áreas próximas a rodovias.
A ação contou com o apoio da Polícia Ambiental e da Polícia Militar, por meio da atividade delegada ambiental, além das equipes da SemmaB e do CCZ. Durante a operação, animais de grande porte foram recolhidos e os responsáveis devidamente notificados, conforme previsto na legislação municipal.
O convênio da atividade delegada ambiental foi assinado em outubro deste ano, em parceria com o secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite, e ampliou a integração entre o município e as forças de segurança no enfrentamento de crimes e irregularidades ambientais.
Além do combate aos maus-tratos, o programa também fortalece as ações de fiscalização contra queimadas, incêndios e descarte irregular de resíduos sólidos, contribuindo para a preservação ambiental e a segurança da população.
A secretária do Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Cilene Bordezan destaca que “a atividade delegada ambiental tem permitido ampliar a presença do poder público em áreas mais vulneráveis, reforçando a fiscalização e a resposta rápida em situações que envolvem riscos à fauna, ao meio ambiente e à segurança da comunidade”.
Denúncias
Casos de maus-tratos e situações envolvendo animais de grande porte em vias públicas podem ser denunciados ao CCZ, pelo telefone (14) 3103-8050, ou à Polícia Ambiental, pelo 190.